Festival Internacional de Folclore
Nova Petrópolis, Jardim da Serra Gaúcha, está se preparando para o maior evento cultural da região. O 51º Festival Internacional de Folclore será realizado de 19 de julho a 4 de agosto de 2024. Durante 17 dias, Nova Petrópolis se tornará um ponto de encontro de culturas de todo o mundo, unidas em uma grande celebração de integração entre os povos, com ações solidárias em prol dos gaúchos e comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. O tema da 51ª edição, “A diversidade é o que nos une e fortalece nosso legado”, reflete essa celebração.
O lançamento oficial do 51º Festival ocorreu na terça-feira, 18 de junho, no Torquês Restaurante. Autoridades, imprensa e convidados conheceram as principais novidades, os grupos folclóricos confirmados, a programação comemorativa ao Bicentenário da Imigração Alemã, as ações solidárias para o Rio Grande do Sul e todos os detalhes do evento. Iasmin Schmitt, diretora do Setor de Eventos Culturais do Departamento Municipal de Cultura e coordenadora do 51º Festival Internacional de Folclore, apresentou as principais novidades durante o evento.
Para a edição de 2024, o Festival contará com seis grupos folclóricos internacionais, quatro nacionais, seis regionais e 20 grupos locais confirmados, além de coros, orquestras e bandinhas típicas, que são novidades. As apresentações ocorrerão na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos pontos turísticos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os grupos visitantes confirmados incluem:
Grupos regionais:
- Grupo Folclórico Polonês Krakus (Ijuí)
- Grupo Staburags (Ijuí)
- CTG Aldeia dos Anjos (Porto Alegre)
- CTG Vaqueanos da Tradição (Porto Alegre)
- Cia de Danças Nadima Murad (Porto Alegre)
- Associação Cultural Fare Amicci (Caxias do Sul)
Grupos nacionais:
- Movimento Artístico Patrícia Dalchau (Santa Catarina)
- Grupo Parafusos (Sergipe)
- Grupo de Cultura Popular Ariús (Paraíba)
- Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (Pará)
Grupos internacionais:
- Ballet Ucraniano Roksolana (Argentina)
- Ballet El Trebol (Argentina)
- Asociación Cultural Amanecer Peruano (Peru)
- Compañia de Danza Anastasia Flores (Estados Unidos)
- Grupo Doña Urraca (Espanha)
- Tanz- und Folklorensemble Ihna (Alemanha)
O Festival trará também o Espaço Letras e Artes, destacando artistas locais com exposições e vendas de pinturas, esculturas e livros, e a exibição da produção audiovisual “Nos Passos da Tradição”, financiada pela Lei Paulo Gustavo. Haverá ainda rodas de capoeira e uma programação especial alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, com rodas de conversa e palestras.
Além das apresentações de danças folclóricas, o 51º Festival contará com o Acendimento da Chama Folclórica, Desfiles de Integração, Baile Infantil, Jogos Germânicos e Jogos da Diversidade, Noites Culturais, Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade, o espetáculo “Linhas de Memória”, e muitas outras atrações.
Cleiton Ismael Spengler, presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, afirmou que o Festival não só atrai turistas e movimenta a economia local, mas também serve como símbolo de resiliência e esperança. “Ele nos lembra de nossa capacidade de superar desafios e encontrar força em nossa cultura e tradições”, concluiu.
Durante os 17 dias do Festival, também ocorrerá a tradicional Feira da Diversidade na Praça das Flores, com estandes de produtos artesanais de diversas nacionalidades. A feira funcionará diariamente das 9h às 21h, e a Praça de Alimentação das 10h às 22h.
Nova Petrópolis está pronta para mostrar sua força cultural em harmonia com culturas do mundo inteiro, em um grande evento de integração focado nas necessidades dos gaúchos. Com o tema “A diversidade é o que nos une e fortalece nosso legado”, a cidade espera receber cerca de 2.000 dançarinos, músicos, artesãos e apreciadores das culturas de todos os povos em 17 dias de intensa programação.
O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é realizado pela Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e pela Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento faz parte do calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, do calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.
Mais informações o site oficial do Festival Internacional de Folclore e @festivaldefolclorenp.